O Pecado  

Postado por Kayo Henrique (SDJCRR) em

Imagem

Que a Paz do Senhor seja com você nesse exato momento em que lê, em nome de Jesus! Eis aqui um tema tenso, mas importante de ser tratado. Por que tenso? Porque quando se fala em pecado as pessoas se sentem ofendidas! Não querem saber sobre o assunto porque fazem o que desagrada a Deus e sabem disso. Sendo assim não querem nem tocar no assunto, justamente porque sabem que serão contrariadas pela Palavra. Em João está escrito justamente sobre isso, se referindo à atitude que os homens tomaram quando viram a Jesus, o Filho de Deus (luz).

João 3
19 Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.


E por que importante? Simplesmente porque hoje não se tem idéia de o que é o pecado e das consequências que ele traz. Se todos soubessem, não brincariam com ele. Se todos tivessem uma pequena idéia do que ele pode trazer para um ser humano, perceberiam que tudo se passa de uma tremenda loucura. Baseados nisso, meus amados, vamos estudar na Palavra de Deus a verdade sobre o pecado. Peguem suas Bíblias e orem antes de continuar... estudaremos juntos e o Espírito do Senhor, segundo a multidão das suas misericórdias, falará conosco. Eu creio.



Quando lemos a palavra percebemos que há várias questões tratadas em relação ao pecado. A mais expressa de todas é a consequência tenebrosa que ele traz, que é a distância, a separação de Deus. Quando o homem peca realmente há a construção de uma barreira de inimizade entre ele e Deus, uma muralha formada por pedras de vergonha cimentadas pela culpa. Em relação a esse fato, esse homem toma certas reações que analisaremos. A mais antiga delas e talvez umas das mais aplicadas hoje seja fugir de Deus e da realidade em que se encontra. Os primeiros homens que pecaram tiveram essa reação, como podemos perceber nos versículos a seguir.

Gênesis 3
6 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.
7 Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.
8 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.


No entanto é bem lógico que de nada adianta se esconder da presença de Deus porque Ele vê todas as coisas e sabe de nossa real situação, ainda que tentemos nos esconder dele. Essa atitude de tentar se esconder é extremamente perigosa, uma vez que com o passar do tempo as pessoas podem se acomodar nessa situação, se declarando ou pecadores irreversíveis que nunca terão perdão, ou, por acostumarem-se com o pecado e ignorá-lo, pessoas justas e retas que não necessitam de arrependimento. Nesses dois casos percebemos que há uma cauterização da mente da pessoa, de modo que o seu entendimento foi conquistado pelo pecado, o mesmo que percebemos que aconteceu com Caim nos versículos a seguir.

Gênesis 4
4 Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,

5 mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.

6 O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?

7 Se você fizer o bem, não será aceito?
Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".


Essa conquista pelo pecado determina as ações daí em diante, que geralmente acabam por ser pecar mais e mais, gerando uma escravidão da qual o homem nunca consegue se libertar por suas próprias mãos. Imagine a situação de um pessoa presa em uma areia movediça, que lentamente a puxa para baixo, não havendo local onde se apoiar, absolutamente nada a se fazer. Pense e tente responder...haveria alguma solução para essa situação? Ora... haveria esperança se existisse uma pessoa que não estivesse presa na mesma areia e que tivesse a disposição de ajudá-la a voltar para o lugar seguro. Essa pessoa, voltando ao mundo real, é Jesus Cristo, o único que não possui pecado nenhum e que se oferece gratuitamente para nos libertar, pela sua grande graça e misericórdia.

João 8
34 Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.
35 O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre.
36 Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.


Há também as pessoas que ao se depararem com o pecado o relativizam, segundo os seus próprios interesses e vontades carnais. Deturpam, muitas vezes, até a Palavra de Deus. Mas essa mesma Palavra diz:


Isaías 5
20 Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo!


Misericórdia meus irmãos porque se analisarmos bem, não é difícil de estarmos incluídos nesse grupo. Quantos de nós já fizemos algo que tínhamos dúvidas se era ou não pecado ou que ainda no fundo no fundo sabíamos que não agradava a Deus, muitas vezes até defendendo essa atitude? Quem já comprou um cd pirata?.. Quem já furou um sinal? Quem já usou a wi-fi do vizinho sem ele saber? Quem já baixou mp3, filmes, programa pago? Será que é pecado mesmo? Não querem nem discutir sobre isso, né?

João 3
20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.


Vemos também que há muitos que praticam o pecado abertamente, se entregando às tentações sem peso algum na consciência ou restrição, se prendendo ao pecado pensando em seus corações "Que issoo! Tranquilo... uma hora Deus me ajuda a sair desse pecado." Mas:

Isaías 5
18 Ai dos que se prendem à iniqüidade com cordas de engano, e ao pecado com cordas de carroça,
19 e dizem: "Que Deus apresse a realização da sua obra para que a vejamos; que se cumpra o plano do Santo de Israel, para que o conheçamos".

Essa referência acima me faz pensar... me enche de temor... Ela diz Ai, Ai dessas pessoas que se prendem ao pecado com corda de engano (veja que se prender é uma ação própria da pessoa) alegando que uma hora Deus vai ajudá-la "e que se apresse para que vejamos a obra dele e o conheçamos!". Você não se sente incluído nesse grupo? Não? Pois se não sente, pasme:

Tiago 4
17 Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Percebe a relação? Se eu pensar e disser a mim mesmo "Eu não vou ajudar aquele pobre ali porque eu não quero... uma hora Deus trata a minha alma e eu faço isso" ou mesmo "eu conheço o evangelho muito bem, sei que devo pregar, mas não vou evangelizar... eu não estou muito afim... uma hora Deus trata a minha alma e eu faço isso" eu não só peco como a Bíblia diz: Ai de mim. Aí muitos de vocês poderiam me dizer "Não! Mas isso tem que acontecer pela Graça de Deus! Falando assim como vc ta falando é como se eu estivesse colocando o dever nas mãos do homem". ORA, meus irmãos! A Graça já está transbordante em nossas vidas!!!! Comecem a chorar porque temos dinheiro para ajudar o POBRE, porque temos força, vigor e conhecemos a verdade para pregar o evangelho, porque temos força para realizar o trabalho que Deus colocou nas nossas mãos pela GRAÇA! Você é uma árvore... seu solo já está bom... já está bem regado! Gerar os frutos é papel da árvore e não do agricultor. Enquanto eu escrevo essa palavra corta meu coração, e é dura meus irmãos, eu sei que é. Podem ter certeza que eu sou o primeiro a ser acusado por ela, Mas é a verdade! ... pelo amor de Deus, entendam... não relativizem o pecado, porque isso traz mais um Ai!

Isaías 5
20 Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo!


É por isso que nós nunca, nunca , nunca, nunca podemos nos achar os Bons, os santos os retos, porque a nossa retidão é como um trapo imundo.

Isaías 64
6 Somos como o impuro - todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

O Espírito está nos desafiando meus irmãos, glória a Deus porque ele abriu os nossos olhos, mas ele está nos desafiando a dar importância para essa miséria presente nas nossas vidas tão bem escondida, que é o pecado! Misercórdia, em João 5 Jesus ainda disse a um homem que ficou paralítico por 38 anos para não pecar mais, para que não lhe acontecesse coisa pior!! Não se brinca com o pecado, meus queridos. Não se faz tal loucura... Há solução ... há uma chance de que toda essa situação seja transformada.... há libertação. Somente e somente apenas porque:


1) O meu e o seu pecado estiveram sobre Jesus um dia, esmagando-lhe naquele madeiro.

Isaías 53
5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

1 Pedro 2
24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.



Podemos ser curados pelas suas feridas.

2) O Filho de Deus se fez maldito por nós, no nosso lugar, para que fossemos redimidos.

Gálatas 3
13 Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro"


3) Deus é rico em perdoar.

Isaías 55
7 Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão.



Devemos confessar os nossos pecados a Deus, nos humilharmos diante dele e nos arrependermos, com mudança de caminho.

Provérbios 28
13Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.
14Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.


Que Deus nos abençoe meus irmãos... que não sejamos insensatos que apenas entendem a Palavra e não a praticam... que o nosso coração não seja como uma pedra, que quando recebe a semente a recebe com alegria, mas, já não há como a raiz penetrar, logo quando vêm as provações e as lutas por causa dessa palavra, desaparece.

Mateus 13
20 Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.
21 Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.


Termino com um texto da Palavra que fala sobre o que confessa e deixa os seus pecados.

Salmos 32
1 Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
2 Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
3 Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
4 Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Pausa
5 Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa
6 Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.
7 Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Pausa
8 Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.
9 Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.
10 Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem nele confia.
11 Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração!

No Amor do Senhor Jesus, no seu infinito perdão e na graça dada pelo Espírito,
Servo de Jesus Cristo o Rei dos Reis (SDJCRR@gmail.com)

Posts Relacionados por Marcador


Este texto foi postado em terça-feira, 19 de maio de 2009 e foi arquivado em .

5 comentários

Deus é maravilhoso!
O que seríamos de nós sem a misericórdia, o amor, a esperança, a bondade DELE? (Mesmo)

Muito abençoado esse post, nos faz ter uma análise profunda do que somos, ou do que viemos a ser.. do que éramos e do que podemos ser.. pela GRAÇA de Deus!

Amém!!

20 de maio de 2009 às 00:02
Anonymous  

É incrível como a Palavra traz tudo...as respostas que o nosso coração procura!!
Agradeço ao Pai pela Misericórdia e pelo Amor, um amor tão grande que resgata e redime, que perdoa e alivia!!

Grande é o nome do Senhor!!!

Amém!

20 de maio de 2009 às 11:18
celestina.gyn@uol.com.br  

ESSE TEMA SEMPRE ME CHAMOU ATENÇÃO. ESTAREI RELENDO, JÁ ADIANTO... BELA INSPIRAÇÃO.

NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR. MESMO SENDO SEU O BLOG. MESMO EM NOSSO MEIO EXISTEM "PESSOAS" MÁ INTENCIONADAS.

CONTINUE BUSCANDO, DEUS TEM MUITO MAIS PARA FALAR ATRAVÉS DE VOCÊ.

22 de maio de 2009 às 00:37
Anonymous  

amei o seu blog! preciso falar sobre esse tema hoje a noite na reuniao dos jovens, e seu texto me ajudou e muito com ideias e referencias biblicas!
Deus o abençõe:*

16 de outubro de 2010 às 16:18
Rafael Reis  

Primeiramente, parabéns pelo blog.

Hoje em dia as pessoas fogem de Jesus Cristo. Tem medo da verdade, assim como fala acima. Estava procurando algo sobre pecado, para uma reunião de Grupo de Jovens que estou preparando. Amei o texto, provado com as palavras do Senhor.
Sou servo católico de Deus, adiciona meu msn: rafael.araujoreis@hotmail.com

Internet tem que ser bem usada, para proclamar a palavra de Deus.

Que o Senhor esteja sempre contigo.
Abraços, Rafa.

26 de maio de 2011 às 20:52

Postar um comentário

Para comentar você pode usar sua conta Google (mesma do Orkut e do Gmail). Caso ainda não tenha uma conta Google, escolha "Nome/URL" e simplesmente coloque o seu nome. Se você não tiver um site, blog ou orkut deixe o campo "URL" em branco e manda ver!