O Jovem Cristão e a masturbação  

Postado por Kayo Henrique (SDJCRR) em ,

Imagemdopost

A paz do nosso Senhor Jesus meu querido irmão! Estou vendo daqui os seus olhos quase arregalados pelo post, percorrendo o mais rápido possível essas palavras pensando "Nóó o que será que ele vai escrever?" Pois bem, essa palavra "masturbação" e esse tema, polêmico não? Mas se esse Blog não foi criado para discussão e para que os jovens cristãos se unam em um só propósito era melhor que não existisse. Talvez um grande problema de nós cristãos seja esse, o de teimar em discutir e conversar apenas sobre coisas erradas que são "aceitáveis". Não nos esqueçamos que o pecado realmente existe e que esse, em específico, ainda escraviza muitos e muitos jovens cristãos. Veja a seguir um artigo que o nosso irmão em Cristo, Jerry White, escreveu sobre a masturbação. (Recomendo que tenham a Bíblia em mãos, já que nem todos os versículos estão transcritos. Pegue lá que eu espero.)




Vivemos em uma era de liberdade de expressão e de um estilo "livre" de vida. Hoje vemos nos filmes, nas novelas, nas músicas, nas danças, nas roupas da moda, etc., uma comercialização do sexo. Em Gênesis 1:28, Deus disse ao homem: "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra", ou seja, o sexo tinha uma função procriativa e fez Deus uma mulher idônea para Adão para que, dela, ele desfrutasse e, com ela, enchesse a terra (Gn 2:18).

Hoje em dia o sexo está tão banalizado que não há mais aquela expectativa dos noivos em se descobrirem aos poucos, em maravilharem-se um com o outro vivendo uma novidade maravilhosa de um toque, de uma fragrância, de surpresas que fortalecem o casamento e o amor. Com tamanha sobrecarga de "normal" (sexo antes do casamento é normal, homossexualismo é normal, filhos drogados é normal, você tem que aceitar...), porque não devemos ensinar nossos filhos a se masturbarem? Não é normal?

Vamos falar de áreas cinzentas da moralidade

Ao considerar as questões sexuais que não estão especificamente relacionadas na Escritura, tenha em mente certas experiências pré-sexuais que conduzem facilmente à lascívia ou à luxúria.

Nossos pensamentos

A batalha pela pureza sexual sempre começa na mente. Aquilo em que pensamos constantemente, acabamos fazendo. Enchemos nossa mente com o bem ou o mal, o puro ou o impuro, o certo ou o errado. Muitos crentes tentam abrigar ambas as tendências em seus pensamentos.

O pecado sexual declarado é concebido na mente, desenvolvido em várias experiências pré-sexuais, e finalmente torna-se realidade, quando a oportunidade aparece. Não somente a imoralidade resultante é pecado - os pensamentos impuros também são pecados. As palavras de Jesus, no Sermão da Montanha, são freqüentemente citadas a este respeito: "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Não se confunda, a ponto de dizer: "Visto que já pequei em meu coração, posso também pecar com o corpo". Estes pecados não são os mesmos! Um é o pecado da mente, e em pensamento apenas uma pessoa peca. O outro é um pecado da mente e do corpo, e, com o corpo, duas pessoas pecam. Na mente, não há união física. Com o corpo, os dois chegam a se conhecer um ao outro de maneira irreversível. Note que, em Mt 5:28, Jesus menciona não apenas olhar, mas olhar para cobiçar. Isto implica um desejo ativo, imaginando uma união ou contato sexual.

Paulo diz que o crente de espírito controlado, na batalha espiritual, está "levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo" (II Co 10:5). E Pedro diz: "Cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios... não vos conformeis às concupscências que antes tínheis na vossa ignorância" (I Pe 1:13,14). Não podemos impedir todo pensamento impuro de entrar na mente, porém somos realmente capazes de controlar os pensamentos que permanecem e se desenvolvem.

Nossos olhos

O que nossos olhos vêem e lêem produz e controla a maior parte de nossos pensamentos. As Escrituras ensinam que os olhos são a "candeia do corpo" (Mt 6:22,23) e que se os "olhos forem maus", o corpo "será tenebroso". Esta verdade descreve mais do que um fato físico. Refere-se ao que os olhos deixam entrar na mente.

O apóstolo João adverte contra a "concupiscência dos olhos" (I Jo 2:16). Salomão escreveu: "Dirijam-se os teus olhos para a frente e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos" (Pv 4:25,26). Salomão também diz: "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. Porque cova profunda é a prostituta; e o poço estreito é a aventureira" (Pv 23:26,27).

Devemos nos afastar da pornografia que vem sendo despejada em nosso caminho, lembre-se: "os olhos são a candeia do corpo". Se você não resiste à tentação, não olhe. Você não pode ser tentado a se masturbar se estiver lendo passagens da Bíblia.

Masturbação é pecado? A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.

Masturbação é pecado?

A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.

A muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos.

Não há passagem específica na Escritura que fale diretamente da questão da masturbação. Há quem chame a atenção para Gn 38:8-10 e I Co 6:9-10. Concordo com o escritor Herbert J. Miles, que estas passagens não falam de masturbação.


Mesmo assim, a Bíblia fornece orientações que lhe permitirão decidir se a masturbação é pecado ou não. Reflita sobre as seguintes observações:

1. Vejamos à definição de lascívia e luxúria: "Gratificação dos sentidos u indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso". A masturbação encaixa-se definitivamente nestas definições (veja Gl 5:19). Pode-se praticar a masturbação sem lascívia ou luxúria?

2. O teste seguinte é o de sua vida mental. Jesus disse: " Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Quando uma pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As cachoeiras de Paulo Afonso? Pode alguém se masturbar sem imaginar um ato sexual ou ao menos cenas sensuais? O que é que você acha? Se você pratica a masturbação, pode sua mente permanecer pura?

3. Em seguida, reflita sobre a santidade e a intenção da relação sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas ao casamento. É um substituto do ato verdadeiro - uma farsa, uma falsificação, um dolo.

4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das características do egocentrismo é a auto-indulgência. Paulo descreve o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo: "Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).

5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências" (Rm 6:12). Paulo também diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Co 6:12). Você é escravo da masturbação?

Reflita sobre os cinco enunciados acima, para determinar se, para você, a masturbação é pecado.

Liberte-se!


O impulso sexual é uma parte normal, dada por Deus, de qualquer homem ou mulher saudável. Envergonhar-se disto é duvidar da bondade de Deus para conosco. Abusar dele é contrariar a graça que Deus tenciona para nós. Ele nos criou com muitos impulsos e desejos, que podemos desenvolver ou usar de maneira errada. Como um deles, o impulso sexual ativa ou destrói os relacionamentos, de acordo com seu controle e aplicação.

A masturbação é um problema comum. Não devemos ter medo de conversar sobre ela nem de ajudar as pessoas a superá-la. Homens e mulheres acham
que é um hábito igualmente opressivo, e buscam ajuda para a superação do problema. Compaixão, e não condenação, deve ser nossa resposta.

Minha conclusão é que a masturbação não deve fazer parte da vida do crente. I Coríntios 6:18-20, Gálatas 5:19 e I Tessalonicenses 4:3-7 são passagens que falam sobre a questão do uso de nossos corpos devidamente no sexo. Embora não possamos assentar todos os argumentos que dizem que a masturbação é pecado, não podemos negar que ela é resultado da lascívia e da paixão. Mas, na liberdade da graça de Deus, podemos escolher fazer o que é sagrado e direito aos olhos de Deus.






Há também um site, que à primeira vista, quando vi o nome e o subtítulo, logo disse "misericórdia!!" e logo quis ver do que se tratava e se meus olhos estavam enxergando direito. Só então, lendo as FAQ (perguntas frequentes) do site entendi o porquê do nome que adotaram. Reparando melhor, vi que era um site muito bom que tratava de assuntos exatamente como esses, pouco tratados e de grande necessidade de tratamento. Há até mesmo uma página onde cristãos confessam os seus pecados e suas cadeias e pedem oração para os outros irmãos que lêem o site. Para acessá-lo (sem medo) clique aqui.

Meus amados irmãos, espero que este post seja bênção na vida de todos. Que Deus abençoe.
No amor de Cristo,
SDJCRR.

Posts Relacionados por Marcador


Este texto foi postado em terça-feira, 27 de janeiro de 2009 e foi arquivado em , .

15 comentários

Vou apenas transcrever ICoríntios 6:18-20

"18 Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.
19 Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes a parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo."

E I Tessalonicenses 4:4 e 7

"4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,"
"7 porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação."


Precisa mais?

20 de abril de 2009 às 15:00

O que é masturbação?

O Dicionário Aurélio define como: “Provocar o orgasmo pela fricção da mão ou por meio de instrumento próprio; alisar; vício solitário; auto-erotismo.”
“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição (relação sexual ilícita), impureza (no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa), lascívia (luxúria desenfreada, excesso, licenciosidade, libertinagem, caráter ultrajante impudência)...” Gl 5.19

A Bíblia foi dada ao homem com o propósito de revelar o Criador, Senhor e Salvador da humanidade. Seu propósito é nossa salvação. Nem todas as coisas da vida estão escancaradas na Bíblia, até porque o mundo sofre mudanças de tempos em tempos.

Ela nos fala que Deus nos esquadrinha e conhece os nossos pensamentos (I Crônicas 28:9). Aí você ganha um ponto porque Ele sabe até onde vai a sua sinceridade.

O corpo do cristão é propriedade exclusiva de Deus e morada do Espírito Santo (que é Deus) e deve estar ao dispor da Sua vontade e não para ser entregue novamente aos desejos da carne, como a masturbação.

Eu nunca ouvi dizer que alguém NÃO se masturbe motivado por alguma imagem ou comentário que seja ligado ao sexo. A masturbação começa na mente, na observação.
Tudo gira em torno da mente. Uma mente contaminada por pornografia, sites de sexo explícito, revistas de mulheres e homens nus, conversas torpes (picantes), levará ao cristão a se masturbar, porque fazer sexo ainda não é permitido, antes do casamento.

Então, a masturbação é pecado sim! Por quê?

1) Ela foge do propósito divino preestabelecido para a prática sexual.
2) É um ato de entrega do corpo a satisfação da carne e tudo o que satisfaz a carne é pecado.
3) É motivada por uma mente contaminada por pensamentos depravados e desejos que ainda não foram cravados na cruz de Cristo.

Em minha adolescência, e ainda hoje eu nunca tive dúvidas sobre a masturbação – sempre a considerei um pecado contra Deus.

E o pior é que a masturbação oferece ao inimigo a oportunidade de acusá-lo, prejudicando a sua vida espiritual. Quem comete esse pecado, sente vergonha e raiva de si mesmo. Se tiver de ir a um culto, talvez não vá, com medo de que o chamem para fazer uma oração ou qualquer outra coisa. Com que “cara” vai fazer isso?

A Bíblia nos ensina: “ Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Coríntios 10:31). Se há lugar para dúvida quanto a algo agradar ou não a Deus, então é melhor abandonar tal prática. Definitivamente, em relação à masturbação, há lugar para a dúvida.. (Ou alguém aqui já se masturbou pensando em Deus?). Portanto, na dúvida não faça!

Aos cheios do Espírito Santo de Deus, não resta dúvida, a prática da masturbação é pecado! O desejo sexual é comum a todos os homens, não representa pecado, e é inconcebível que o Servo de Deus faça uso da masturbação em sua vida, seja qual for o motivo, não há justificativa forte o suficiente para que seja aceita por Deus.

29 de abril de 2009 às 22:53

Pirei pro Denys!! hauhuaa

Aôoo menino que é uma bênção complementar no post!

30 de abril de 2009 às 00:19
Anonymous  

Sábias palavras escritas acima.
Seria maduro e sensato entender que os temas necessitam de um toque "chamativo" para que os jovens se interessem na leitura deles.
Temas que às vezes chocam, e como chocam =O eles trazem impacto... estimulam o desejo de ler o enredo do texto.
Isso é feito dessa maneira porque cada faixa etária é acomedida pelo o que seus sentidos são despertados, cada idade leva consigo uma gama de descobertas a serem desvendadas e muitas delas são aguçadas pelo olhar, ler uma frase trás a vontade de conhecer mais sobre o assunto, e devemos ser cientes de que para debater um tema polêmico deve-se conhecer-lo. Portanto existe um fator importante para tal:A LEITURA.
É ler, reler, ler novamente, compreendendo as falas do autor, para assim julga-las. Bem como também, fazer como está na Palavra de Deus: "Ouvir e reter o que é bom" Um jovem sensato saberá discernir o certo e o errado. MRQ

" Até a criança se dá a conhecer suas ações, se o que faz é certo ou errado"

OBS: Que busquemos mais a Deus em oração pedindo-lhe sabedoria e discernimento.

5 de maio de 2009 às 21:37

Bom, nisto eu tbm concordo kayo (e não discordei anteriormente) ou citei que O SEXXXCHURCH é um estimulador de pornografia ou algo assim. Eu NÃO o condenei!

Quando me referi ao ódio de Deus, não disse também que os gays, as prostitutas e por aí vai estão perdidas e merecem o nosso ódio e a perdição enterna, convenhamos que da mesma maneira vc também enxergou automaticamente de uma maneira pejorativa.

O que eu quis dizer sobre esse ponto, foi que Deus não ama os gays (que não querem conserto), as prostitutas (que estão dia após dia se prostituindo) e não querem mudança.. e a todas as outras pessoas sejam elas quem forem que despresam a Palavra e ainda continuam no pecado!
Quem não buscam uma mudança de vida. Dependendo do modo que se escreve ou diz que Deus ama, alguns podem concluir a partir do que escreveu que ainda podem continuar sendo quem são, e que estão debaixo desse amor.

Quanto aos tópicos.. eu os li juntamene com o corpo do texto. Que são proveitosos, porém o que eu citei acima foi: - Um verdadeiro Cristão não precisa de tópicos chamativos a tal ponto para se sentirem atraídos para as coisas de Deus! Como o outro irmão(a)postou aqui em cima, "estimulam o desejo de ler o enredo do texto". Em minha opinião, se o que trouxe a pessoa a ler o enredo do texto simplismente porque o Tópico é picante, é porque a mente dessa pessoa estava buscando por outras coisas, e não para conhecer o assunto..

“GRAÇA PORNÔ".. no texto não tem nada de errado, mas analise o Tópico! se for só para chamar atenção, consegiuram.


Bom.. no mais.. como vC's gostam de ler, reler, e ler novamente, poderiam fazer isso com o meu poste acima, antes de dar uma sentença (no lugar de resposta), tudo o que eu quis dizer a respetio do site mais uma vez foi:

- O que me assusta é o que alguns podem concluir a partir do que você escreveu! O entendimento das pessoas, independente se admitem para si mesmas ou não, é que podemos afastar as pessoas da mensagem do Evangelho e fazer com que sejam eternamente perdidas.

E realmente, não concordo com o perfil do site, alguém criar um site somente porque não existe outro site cristão “pimpão”. Poderia ter sido melhor a justificativa, embora não discorde do site por completo ! Ok ??
Não discordo do site!
Não discordo do site!
Apenas tenho as minhas opiniões também..

Traga-nos discernimento Senhor..

6 de maio de 2009 às 12:23
Anonymous  

ainda bem que não sou evangelico ,não a nadamelhor que se masturbar e conhecer o ocorpo e explorar todo seu potencial,porem como tudo pode viciar, pode ser usado como escape uma fuga dos problemas e da realidade.no entanto e masi positiva que negativa.

6 de junho de 2009 às 02:39

Anônimo eu discordo humildemente de você... há sim algo muito melhor que "se masturbar e conhecer o corpo e explorar todo seu potencial": Conhecer o Deus que criou o corpo e estar próximo dEle... Isso sim é mais prazeroso do que qualquer experiência que se tenha na vida (estranho seria se fosse desprazeroso servir ao Deus que criou o prazer). Coisas como a masturbação satisfazem momentaneamente. Jesus me satisfaz plenamente e preenche o vazio que um dia eu tive na alma, que nenhum prazer pôde preencher. É a água viva que se bebermos verdadeiramente nunca mais teremos sede... só que o pecado (como a masturbação) nos afasta dEle. No fim das contas acaba não sendo uma questão de "Não poder se masturbar" mas de "Poder não se masturbar!", Ser liberto de verdade, por Jesus, do pecado que escraviza, que não satisfaz e que afasta de Deus. Quando você é liberto e serve a Deus verdadeiramente coisas como essas se tornam sem valor, já que há muito, muito mais em Deus... ah se você soubesse... busque a Deus bixo! Se arrependa dos seus pecados que Ele os perdoará... acredite no Evangelho, Jesus morreu por isso, para que você tenha proximidade com Deus. Que Deus abençoe! Se quiser conversar mais sobre: msn.kayo@hotmail.com

6 de junho de 2009 às 10:34
Anonymous  

voces crentes sempre falam q a gente é pecador e ja falam q é pra arrepender. tinha pelo menos q ser mais chegado pra falar isso, pq vc nao tem esa intimidade com ninguem quando termina de conhecer ela.
já vi q vc é q nem os outros e nao tem nada de humildade rum.
se eu sou pecador e nao sou crente nem acredito em deus como é que vou me afastar dele se matusbar? eu já to afastado ou. e eu nao entendi nada que voce falou pq eu nao conheço essas palavras dificeis de crente, fala na minha lingua bixo.

10 de junho de 2009 às 22:49

Beleza... resumindo:

Deus existe. Mesmo se você não acreditar, Ele vai continuar existindo.
Ele é MARAVILHOSO. O pecado te afasta dele. Eu disse que você é pecador porque essa é a verdade... é isso que a Bíblia diz: que TODOS pecaram e têm pecado.
"Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós." 1Jo 1:8
Saiba que eu não disse isso te julgando. Disse tentando te mostrar a verdade, porque quem não quer ver um defeito e se achar perfeito, dificilmente corrigirá esse erro.
O fato de você não acreditar em Deus também não muda o fato de que o pecado te afasta dele. Se você não acreditar, ainda assim o pecado vai te afastar de Deus. Tem coisas nessa vida que as pessoas, muitas vezes por medo, escolhem não acreditar. Por exemplo eu fui conversar com a minha irmã de 9 anos sobre o fim do mundo em 2012. Ela disse que não acredita, disse em um tom de medo. Mas a questão dela é mais de não querer acreditar do que não acreditar. E se ela acreditasse que saída iria encontrar? Em certas situações é mais fácil não acreditar em certas coisas. É sempre assim... uma pessoa que não viver da forma que agrada a Deus não vai querer acreditar nEle... se acreditar vai ter que mudar de vida... é muito mais fácil pra ela não acreditar... mas isso é tampar os olhos pra situação. Saiba que por Jesus tem como a gente vencer o pecado... a gente não vive mais praticando o pecado porque Deus libertou a gente... o pecado não vale a pena! E você sabe disso... sabe, quando deita a cabeça no travesseiro e pensa um pouco em si mesmo, que a vida sem Deus não tem sentido e que quanto mais cheia do pecado, mais miserável é. Eu to te falando isso porque eu sei bem o que é isso e eu encontrei Jesus e isso fez muuita diferença! Você também pode ter isso e é por isso que eu to te falando tudo isso! Não é de religião. É de Jesus, o Filho de Deus.
Crer e arrepender. Foi o que eu fiz. Por isso falo pra você fazer também...

26 de junho de 2009 às 02:26
Anonymous  

viu só velho tu descasca a mandioca em cima de mim! eu citei um exemplo de tá afastado de deus e de nao acreditar em deus, e voce no lugar de me orientar faz o contrario. nao sinti amor nenhum vindo de deus por voce, me sinto um lixo perto da sua sabedoria, ki deus nem jesus me amam e eu sou burro. o que eu quero falar pra voce é que eu me afastei de deus e da igreja por que tinha amigos que são como voce bixo, so tem palavras e mais palavras e q nao mostra na ora 'H' quando alguém precisa mesmo de uma palavra boa pra ouvir. voce e deve ser aqueles que fala de deus pra quem ja e crente só pra aparecer e falar que le a biblia. e fica fasendo evangelismo nas ruas mas depois some e nunca mais ve a pessoa.o mundo ta xeio de gente como voce e como eu o que ele precisa hoje e de gente que a faz a diferenca entre voce e eu rapaz.

27 de junho de 2009 às 01:30
Anonymous  

oi gente sou estudantedo sexo feminino tenho 14 anos me masturbo todos os dias e acho isso uma coisa super normal como comer dormir .sou catolica não acho masturbção uma coisa errada acho isso uma coisa boa que nos ajuda a conhecer nossso corpo e nos prepara para a vida sexual principalmente para a mulher ja que isso ajuda muito a chegar ao orgasmo

4 de julho de 2010 às 21:15
Bruno  

Está escrito (em Levítico 15) que quem tiver fluxo estará imundo.

22 de dezembro de 2010 às 17:43
Anonymous  

Muito Legal a matéria.
Realmente é muito dificil encontrar aconselhamento e esclarecimentos sobre a masturbação.
E é tão dificil se mander puro e santo diante das preções impostas pela sociedade, pela mídia... que dizem que masturbação é saudável.
Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o sexxxchurch, acho que acabei ouvindo tarde demais, neh?
Bom eu não consigo abrir o site, você tem alguma informação???

8 de janeiro de 2011 às 01:45

Fala Anônimo, tudo bem?
O site está realmente fora do ar. Eles postaram no twitter (@sexxxchurch):

Grandes novidades pra 2011. O site logo mais volta ao ar e liberaremos a agenda de eventos na qual estaremos. 5:14 PM Dec 19th, 2010 via web

Tem um site muito legal que trata sobre o tema e usa grande parte dos textos do Sexxxchurch! É o http://naomordamaca.com/ . Fica com Deus!

8 de janeiro de 2011 às 14:52
Anônimo  

e ver pornografias , também é pecado ?

22 de maio de 2012 às 15:22

Postar um comentário

Para comentar você pode usar sua conta Google (mesma do Orkut e do Gmail). Caso ainda não tenha uma conta Google, escolha "Nome/URL" e simplesmente coloque o seu nome. Se você não tiver um site, blog ou orkut deixe o campo "URL" em branco e manda ver!