A importância de se estudar a Palavra diariamente  

Postado por Kayo Henrique (SDJCRR) em

ImagemdoPost

Meus amados irmãos,
a Paz no nosso Senhor e Salvador Jesus! Esse é o primeiro post de estudo da Palavra, então nada melhor do que um dos assuntos abordados ser a importância de estudar (não só ler, mas estudar), a Palavra do nosso Deus. A imagem desse post é interessante. Nela vemos, logo à direita um homem, ligado à Bíblia e iluminando não só a si mesmo, como também o mundo em que está. Eu mesmo posso dizer que, há uns quatro dias atrás, estava em uma situação bem diferente da que esse homem está e da que eu estou agora.

O que havia acontecido comigo era que sempre que eu me levantava ia direto almoçar, e, em seguida para o computador. Mal entrava e já saía com o pessoal da minha igreja de tardezinha e daí só chegava pela meia noite. Após chegar, ficava na internet (Orkut, mais precisamente) e só o sono me tirava dalí, fazendo com que no dia seguinte (quero, dizer, no mesmo dia) eu acordasse já para o almoço e tudo começasse de novo. Havia dias que eu não estudava a Palavra sozinho, uns cinco dias aproximadamente. Me sentia fraco e sabia que estava assim, mas talvez não tinha tanta força de vontade pra sair dessa inércia e me despertar para as coisas que realmente valem a pena. Me negava a ver que tempo era uma simples questão de preferência. Não tinha idéia de que a leitura da Bíblia seria tão proveitosa. Talvez pensava que nao entenderia muita coisa e que seria apenas mais uma leitura um tanto entediante, mas não seria pois ela é a Palavra de Deus! E se encararmos a Palavra dessa forma e darmos a ela a importância e a
reverência devida, o Senhor fala sim conosco e somos alimentados, alcançando um crescimento espiritual, que deve ser algo constante na vida do cristão. Estagnação espiritual não está com nada, não temos um verdadeiro coração de servo se nos conformamos em ser assim.

Sexta-feira foi o dia em que não abri mão de estudar a Palavra de Deus. Cheguei, entrei muito rapidamente na internet e já fui para a cama estudar. Levei comigo uma agenda grandona, onde eu pretendia fazer umas anotações do que eu leria. Orei antes, pedindo que o Senhor falasse ao meu coração, deitei-me de bruços e comecei a estudar. No fim do estudo cheguei à conclusão de que a idéia da agenda era realmente genial. Já havia usado esse método antes no cursinho, mas não sabia que também poderia ser tão produtivo em relação à palavra de Deus. O fato de escrevermos (mesmo que seja apenas transcrevendo versículos) já ajuda a ter uma idéia melhor do que estamos lendo, prestamos uma atenção muito maior, além de ser mais fácil que fique na memória, ou
melhor, no caso da Palavra, no coração. Além disso, no dia seguinte, quando for estudar novamente, há a possibilidade de rever os estudos anteriores ao passar as páginas. A frequência com que lemos um texto da Palavra de Deus é muito mais importante do que a quantidade de texto que lemos. Conforme lemos novamente percebemos o que, da Palavra, conseguimos ou não colocar em prática no nosso dia a dia. Portanto eu recomendo de coração, que também escrevam seus estudos em agendas (prefiro elas por serem mais bonitas, mas se preferirem usem um caderno, qualquer coisa que reúna as páginas que você for escrevendo).

Aquela noite, que era a primeira vez que eu escrevia na agenda coisas da palavra, foi maravilhosa. Simplesmente anotava alguns versículos na página e ia colocando do lado alguns outros versículos que falavam sobre o mesmo tema e eu ia lembrando conforme estudava (por isso que é bom ter bíblia com concordância! Ô coisa de Deus!). Terminei o estudo agradecendo e dizendo ao Senhor o quanto a palavra dele é doce, deliciosa mesmo; um banquete que alimenta o nosso espírito. Quando dormi ainda sonhei que Jesus tinha voltado, para completar ^^ (kkkkkkk). Foi uma das experiênc
ias de leitura mais proveitosas que eu tive em toda minha vida cristã, e é o estudo que compartilharei a seguir. Peço que tenham bastante atenção em todas as palavras.


Naquela noite eu estava com o propósito de começar a estudar os evangélhos. Já havia os lido várias e várias vezes mas queria um estudo muito bem feito sobre tudo que eu conseguiria anotar sobre o Senhor Jesus, afinal ele é o Senhor da minha vida, preciso saber os seus mandamentos. Mas como era o primeiro estudo, preferi fazer algo como um introdutório, sobre a importância de se ler a Palavra. Assim sempre antes de eu estudar mais acabaria vendo esse estudo e não me esqueceria do quanto é importante continuar lendo. Lembrei que no dia anterior, em uma reunião, havíamos lido o seguinte texto (Salmo 1, se quiser pegue sua bíblia aí que eu espero hehe, mas se não quiser vou transcrevê-lo de qualquer forma... mas bom mesmo é a bíblia da gente, bem melhor que uma tela de computador):


SALMO 1

Bem aventurado o homem que:
  • não anda no conselho dos ímpios,
  • não se detém no caminho dos pecadores,
  • nem se assenta na roda dos escarnecedores
ANTES, (Pelo contrário!)
o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite (não só durante o dia, nem só durante a noite, mas em todo tempo). Ele será como a árvore plantada junto a corrente de águas, que:
  • no devido tempo, dá o seu fruto,
(Já se sentiu impelido pelo Espírito Santo a pregar para alguém em um ônibus, ou para um amigo e não teve coragem? Se você reparar bem no momento em que isso aconteceu dificilmente você meditava na lei do Senhor ou tinha prazer nela. Assim, não deu fruto no devido tempo.)
{O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é. (Pv 11:30)}
  • e cuja folhagem não murcha;
(Está sempre no pique, no primeiro amor. Bem alimentado, espiritualmente.)



e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. (ou seja, inconstantes)



Na minha agenda eu desenhei uma árvore bonitinha, mas aqui a coisa é mais chique. Preste atenção nessa imagem de árvores junto a correntes de águas. Você nunca verá essas de folhas murchas ou caídas. A própria biologia explica que só onde há falta de água as folhas murcham e caem: em regiões frias (quando a água do solo periodicamente congela) e na seca. Estas porém nunca terão falta de água.



-(nesse momento do estudo ainda estava pensando na questão dos frutos e lembrei do que Jesus disse sobre ter nos designado para que demos fruto, encontrei na concordância {vamo decorar né meu querido} e acabei lendo grande parte do capítulo, que falou muito ao meu coração. Vou transcrever, abre aí em João 15. Leia com bastante atenção.)-

JOÃO 15

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo em mim que não dá fruto ele o corta e todo ramo que produz fruto ele o poda, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. O ramo de si mesmo não pode produzir fruto se não estiver na videira. Tampouco vós podeis produzir fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto (!!!); sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e se queimam. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerdes em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto e assim vos tornareis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardares os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
O meu mandamento é este:
Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor que este, de dar a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu mando. Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes tenho-vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que em meu nome pedires ao Pai ele vos conceda. Isto vos ordeno: Amais-vos uns aos outros.

Pois bem, meus irmãos, vemos também a grande importância de estudar a palavra e os mandamentos de Jesus, de modo que os cumpramos e permaneçamos nEle e no Seu amor, assim como Ele permanece e cumpre os mandamentos do Pai. O Senhor naquela noite confirmou a importância de se estudar sobre o nosso Senhor Jesus Cristo e é este estudo que estará aqui e eu terei a honra de compartilhar. Me chama a atenção que nesse texto Jesus já faz uma ordenança não por uma, mas por duas vezes, a de amarmos uns aos outros como Ele nos amou. Ora, Jesus nos amou mesmo sendo pecadores e tendo os nossos defeitos, mesmo sendo inimigos dEle, mesmo quando ainda não o amávamos; de modo que nos trouxe para a sua maravilhosa luz. Assim, da mesma forma que Ele, devemos amar as pessoas ao nosso redor, TODAS, sem exceção, independente dos seus erros e defeitos. Nossos familiares, nossos amigos e irmãos da igreja, as pessoas que não conhecemos. Esta é a ordem do nosso Senhor Jesus.

No amor de Cristo,
Servo de Jesus Cristo, o Rei dos Reis (SDJCRR).


Posts Relacionados por Marcador


Este texto foi postado em domingo, 25 de janeiro de 2009 e foi arquivado em .

3 comentários

Anonymous  

A Paz do Senhor!

Gostei muito do blog e da forma simples como fala da palavra de Deus...talvez muitos já tenham dito isso, mas não poderia passar por aqui e deixar de dizer tbm...rsrs
É ótimo ver que muitos se dispõem a falar da importância de ler a palavra de Deus e de como Deus tem agido em suas vidas.
Que a Paz e a Alegira do Senhor seja constante em sua vida e que Ele lhe de muito discernimento, sabedoria e sensibilidade para ouvir e escrever mais sobre Ele. Que seus frutos sejam excelentes diantes do Pai.

"Num bom campo, junto a muitas águas, estava ela plantada, para produzir ramos, e para dar fruto, a fim de que fosse videira excelente." Ezequiel 17.8


Fique na verdadeira Paz de Deus.

Lud.

18 de junho de 2010 às 10:45

Lud, muito obrigado pelo elogio e pelo carinho minha irmã ^^! Outras pessoas já disseram sim, mas eu sempre sinto uma coisa diferente e especial quando recebo comentários assim. Me sinto muito amado pelos irmãos e pelo Senhor e isso me dá uma injeção de ânimo ^^! Também desejo que o Senhor te use de forma maravilhosa e que você esteja dia após dia O conhecendo mais e tendo mais intimidade com Ele, em nome de Jesus! Paz seja contigo =)!

18 de junho de 2010 às 22:00
Anonymous  

Amém!!!!!! ^^ Que seja assim sobre a sua vida também.

Fica na paz!

Lud.

20 de junho de 2010 às 11:50

Postar um comentário

Para comentar você pode usar sua conta Google (mesma do Orkut e do Gmail). Caso ainda não tenha uma conta Google, escolha "Nome/URL" e simplesmente coloque o seu nome. Se você não tiver um site, blog ou orkut deixe o campo "URL" em branco e manda ver!