Olá meu amado irmão. Pare agora mesmo onde está. Não continue a leitura se você estiver lendo com um tom informativo: só passando o olho mesmo em algo que você pensa que muito provavelmente não acrescentará nada na sua vida. Nós falaremos da Palavra do Senhor do Universo, que se importou conosco a ponto de querer se revelar a nós. O que está escrito adiante é muito maravilhoso; se há algum desprezo no seu coração ou uma falta de esperança sobre a Palavra de Deus falar contigo encha-se já de esperança ou não continue, eu insisto... caso contrário não adiantará muito... Examine as escrituras... que tenhamos comunhão nas conclusões e coragem para buscar a mudança no que precisa ser mudado em nossas vidas. Que a Paz do Senhor Jesus seja contigo.
Começaremos analisando algo maravilhoso da parte do Senhor Jesus Cristo: a sua plenitude e o seu poder. Há uma tendência natural das pessoas de diluirem a divindade de Jesus, já que se manifestou humildemente como homem aqui no meio de nós. Vamos analisar os versículos a seguir que tratam da participação do Senhor Jesus na criação do Universo (isso mesmo).
João 1
1 No princípio era aquele que é a Palavra Ele estava com Deus, e era Deus.
2 Ele estava com Deus no princípio.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
5 A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.
(...)
10 Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu
11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
12 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
13 os quais não nasceram por descendência natural nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
14 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
(...)
18 Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.
Veja que repetidas vezes aparece "Aquele que é a Palavra", referindo se a Jesus Cristo (comprovamos isso facilmente analisando o versículo 14). O trecho nos diz que Jesus Cristo estava com Deus no princípio, que Ele era Deus (versículo 1) e que todas as coisas foram feitas por intemédio dEle e sem Ele nada do que existe teria se formado (versículos 3 e 10). Também podemos perceber essa ação criadora de Jesus em Hb 1:1-2:
Hebreus 1
1 Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,
2 mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.
Legal né? Jesus é maravilhoso e poderoso. Diante dessa plenitude que o Filho tem, eu queria chamar a atenção de vocês para outra característica do Senhor Jesus. Descubra a seguir em Jo 13:
João 13
4 assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.
5 Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.
6 Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés?"
7 Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".
(Maravilhosa a Humildade do Senhor, não é? Quem diria que o mesmo Ser por meio do qual todas as coisas se formaram lavaria os pés de sua própria criação, servindo-a. Continuemos a leitura...)
14 Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.
15 Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.
16 Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.
17 Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.
(É interessante e maravilhosa essa verdade: A do Senhor que lavou os pés dos seus servos e também os que pertenciam a quem lhe iria trair. Tudo isso para nos ensinar o que devemos fazer. Nós somos Seus discípulos. Pelo que Jesus já fez por mim e por você, não tenho dúvidas que se estivéssemos lá, Ele também lavaria os nossos pés, mas considere que ele lavou apenas por um motivo: para nos dar exemplo. Há um costume muito grande e feio no meio do nosso povo: o de raramente olhar o que Jesus fez da mesma forma que se olha um exemplo prático e próximo, ainda que se manifestem admirações. Jesus não fez essas coisas para se exibir... fez por causa de mim e de você, para nos ensinar verdadeiramente... mudar algo em nós que precisa ser mudado!! Não olhe para essas coisas que Jesus faz como se estivesse tão distante de ti, tão supremo que você nunca conseguirá fazer. Ora, Ele fez justamente para que você também fizesse! Se você, que é homem, fica dando desculpas de que não quer ou não consegue se humilhar, lembre-se que Jesus era Deus e teria muito mais desculpas do que você... Sirva ao seu irmão! Lave os seus pés, porque Jesus lavou os teus.
Esse Jesus maravilhoso também nos deu uma ordem, que manifestou muitas e muitas vezes na Palavra... um mandamento especial:)
34 "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".
Ora, o que acabamos de ler acima diz que devemos amar uns aos outros como Ele nos amou. Mas como ele nos amou? Nos amou independente de quem somos... dos nossos pecados erros e defeitos... nos amou apesar de ser extremamente mais sábio, melhor que nós... com humildade. O mesmo mandamento dos versículos anteriores é mostrado a seguir com uma informação a mais:
João 15
9 "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.
12 O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.
13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
14 Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
A Palavra nos diz que se obedecermos os mandamentos de Jesus permanecemos no seu Amor. O Mandamento mais expresso de Jesus foi este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Jesus ainda acrescenta que Ele nos dá esse mandamento para que a alegria dele esteja em nós e que nossa alegria seja completa! Vocês não têm idéia de como é bom viver com todos os irmãos em união e amor uns pelos outros! (essa frase quis dizer cada letra). Oh meus irmãos, a Palavra diz que os mandamentos de Jesus não são penosos, como os do mundo! Eles são para nosso bem, nossa alegria... Alguém que põe esse mandamento em prática é alegre! Permanece no amor de Jesus! É amigo de Jesus (verso 14)! Vale a pena ir contra o que o mundo nos ensina. Continuemos...
Filipenses 2Maravilhoso não é? Humilhe-se se preciso... o Seu Senhor fez isso para te servir e te mostrar a verdade. Cuidemos não só dos nossos interesses como o mundo diz (e diz demaais! É o que mais tem hoje, até no meio da igreja), mas cuidemos dos interesses uns dos outros!!! Termino com um trecho da oração que Jesus fez ao Pai, antes de ser entregue para ser morto. Note o pedido do Senhor ao Pai.
3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
6 que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens.
8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!
9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
João 18
20 "Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,
21 para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:
23 eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
Irmãos agora eu chego no fim do post e sinto vontade de chorar. Viver em plena unidade deve ser tão bom, tão maravilhoso... sem preconceitos... sem medo de amar o seu irmão e dizer isso para ele. Eu confesso que eu quero muito, muito viver isso... vamos orar ao Senhor por esse motivo? Vamos começar essa comunhão entre eu e você? Eu quero que comecemos orando uns pelos outros... você ora por mim nesse sentido e eu orarei por você, ainda que estejamos longe um do outro. Se você quer que eu ore por você e quiser orar por mim para que isso se realize em nossas vidas, deixe um comentário... vamos interceder uns pelos outros... eu creio que o Senhor nos ouvirá, em nome de Jesus. Eu te amo meu irmão.
No amor de Cristo, o Senhor dos Senhores, o amado da nossa alma, que se fez homem e se humilhou em favor de mim e de você,
Servo de Jesus Cristo o Rei dos Reis (SDJCRR).