Que a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vocês meus amados irmãos! Imagino que a maioria esteja ao menos curiosa, afinal, o que tem a ver As Crônicas de Narnia com um Blog cristão? Na verdade, meus queridos, a pergunta que cabe é o que os dois não têm a ver; os que ja viram este filme talvez compreendam porque digo isso. É possível perceber na história uma grande comparação com o cristianismo. Em uma delas há um leão (comparável a Jesus, o Leão de Judá) que se entrega para ser morto, sofrendo no lugar de um garoto que, atraído pelos seus próprios maus desejos, erra constantemente (Edmundo). Depois da morte o leão, à semelhança do Senhor Jesus, ressuscita, fechando uma relação ainda mais estreita com a Bíblia. Mas quem é o autor dessas histórias?
C.S. Lewis (Clive Staples Lewis) foi um autor nascido na Irlanda. Converteu-se do ateísmo ao cristianismo no início da década de 1930, desde quando passou a dedicar a sua vida em defesa da fé cristã, tendo escritos vários livros e lecionado em Universidades como Cambridge e Oxford. Tornou-se popular sobretudo durante a II Guerra Mundial por suas palestras transmitidas pelo rádio e por seus escritos, sendo chamado de "apóstolo dos céticos", especialmente nos Estados Unidos. Suas palestras tocavam profundamente seus ouvintes da rádio BBC de Londres. Os seus dizeres nesses programas foram, posteriormente, compilados em um livro chamado "Cristianismo Puro e Simples", que estou lendo, inclusive, e gostando muito. Realmente era um grande sábio que conseguia explicar de maneira simples e satisfatória as questões sobre as quais muitas vezes indagamos. Seguem dois textos escritos por ele, retirados do livro "Cristianismo Puro e Simples".
Ser Bom
"Nem mesmo o melhor de todos os cristãos age por suas próprias forças. Só o que ele faz é conservar ou proteger uma vida que ele jamais teria adquirido por seus próprios esforços. E isso tem consequências práticas. Enquanto a vida natural está no nosso corpo, é muito importante fazer reparos nele. Se ele sofre um corte, saberá se curar até certo ponto, de uma forma tal, que nenhum corpo morto saberia fazer. Um cristão, à semelhança disso, também não é uma pessoa que jamais erra, e sim, alguém capacitado a se arrepender, reerguer-se e começar de novo depois de cada queda.
A vida de Cristo está dentro dele, reparando-o o tempo todo, capacitando-o a repetir (até certo ponto) o tipo de morte voluntária que Cristo mesmo tomou sobre si.
Eis a razão por que o cristão se encontra em circunstâncias diferentes de outras pessoas que tentam ser boas. Elas acham que sendo boas podem agradar a Deus (Se é que existe algum); ou, se elas acham que não existe Deus algum, elas esperam ao menos merecer a aprovação das pessoas boas.
Mas o cristão atribui à vida de Cristo no seu interior toda boa obra que faz. Ele não tem a ilusão de que Deus irá nos amar porque somos bons, mas que Deus nos fará bons porque nos ama; da mesma forma que o telhado de uma estufa não atrai os raios do sol porque é brilhante, mas se torna brilhante porque o sol brilha nele."
Combustível Alterado
"Deus nos criou: inventou-nos como um homem inventa uma máquina. Um carro que tenha sido feito para ser movido a gasolina não funciona direito com outro tipo de combustível. E Deus projetou a máquina humana para funcionar á base dele mesmo. Ele é o combustível do qual os nossos espíritos devem se alimentar. Não há nenhum outro. Eis por que não é bom pedir a Deus que nos faça felizes do nosso próprio jeito, sem nos preocuparmos com a religião. Deus não pode nos dar felicidade e paz fora de si mesmo simplesmente porque não existem desse modo. Não há nada parecido com isso.
Eis aqui a chave de toda história. Gasta-se uma energia enorme, civilizações inteiras são construídas, instituições excelentes são arquitetadas; mas toda vez acontece algo de errado. Algum defeito fatal sempre leva pessoas egoístas e cruéis ao topo e tudo cai novamente na miséria e ruína.
De fato,a máquina está trabalhando sob solavancos. Ela até parecia ter dado a partida com tudo certo e andado alguns quilômetros, mas depois quebrou. Estavam tentando fazê-la funcionar com o combustível errado. Foi precisamente isso que Satanás provocou em nós, seres humanos."
Um grande abraço e que Deus abençoe a todos vocês!
No amor de Cristo e em sua Graça Salvadora,
Servo de Jesus Cristo, o Rei dos Reis (SDJCRR).